P. A. ATIVIDADES

Atividades para 2017

Em 2017, a Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar continuará centrada no desenvolvimento do Movimento Associativo.

A atividade da FCCG este ano será marcada por uma colaboração estreita, com o desafio em que a Autarquia se propôs empenhar, no âmbito do projeto Gondomar Capital do Desporto 2017.

Em paralelo continuaremos com um conjunto de desafios que se centram na formação, disponibilização de informação, apoio administrativo e contabilístico, entre outros.

A Direção da Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar continuará a colaborar ativamente com as Associações e Coletividades suas associadas, assim como com as juntas de Freguesia e Câmara Municipal.

 

Das atividades que nos propomos para 2017 salientamos:

 

De março a junho

XIII Campeonato de Inter Concelhio de Futebol Sub 14

Este torneio tem o envolvimento de vários Concelhos do Distrito do Porto, sendo da responsabilidade das respetivas Câmaras Municipais a organização das suas seleções.

Em Gondomar, a Câmara Municipal delega na nossa Federação das Colectividades essa responsabilidade organizativa, o que muito nos orgulha.

Este ano a Festa de Encerramento será realizada em Gondomar, o que nos eleva e regozija.

 

9 de julho

Jogos Tradicionais D’Ouro 2017

É uma realização de cariz popular que com toda a certeza se vai afirmar como excelente referência das atividades promovidas pela Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar, integrada nas comemorações de Gondomar Cidade Europeia do Desporto (CDE 2017).

Esta iniciativa que englobará a demonstração de 75 jogos diferentes, irá ser realizada no Pavilhão Multiusos. Paralelamente, e no mesmo equipamento desportivo, realizaremos o Campeonato Nacional de Sueca.

No mesmo dia efetuar-se-á, em local junto ao Multiusos, o Campeonato Nacional de Malha, cujo número de participantes deverá ultrapassar todas as iniciativas do género já realizadas, dado o número de campos de jogo que serão utilizados – (64). O Apoio logístico e outros, serão da Câmara Municipal de Gondomar, a quem desde já agradecemos a disponibilidade.

 

16 de setembro

Jornadas Gondomar Cidade Europeia do Desporto

A Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar (FCCG) vai levar a cabo, de forma inédita, uma atividade de grande relevo para o Município no que ao desenvolvimento desportivo diz respeito. As denominadas Jornadas Gondomar Cidade Europeia do Desporto pretendem marcar a agenda nacional de 2017, ao recentrar a importância do quadro concetual e científico que os teóricos portugueses de renome colocam ao dispor de todos aqueles que trabalham o alto rendimento, a excelência desportiva e o bem-estar psicossomático.

Com a Câmara Municipal de Gondomar e a Clínica de Gondomar, a FCCG, mais uma vez, coloca-se na vanguarda da formação, organizando e promovendo um congresso de amplitude nacional, que se realizará no dia 16 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Este evento levará a chancela Cidade Europeia do Desporto – Gondomar 2017 e integrará a sua vasta agenda programática.

Quer também a FCCG, com esta efeméride, demonstrar e realçar o potencial humano existente nas coletividades gondomarenses que desenvolvem no seu objeto social as valências desportivas. É, paralelamente, nossa intenção, mesmo que indiretamente, destacar os êxitos, nacionais e internacionais, alcançados pelos nossos talentosos atletas.

Será uma oportunidade única de enriquecimento pessoal para todos aqueles que se inscreverem neste congresso. Graças ao esforço dos nossos parceiros, Câmara Municipal de Gondomar e Clínica de Gondomar, iremos proporcionar aos participantes a inscrição gratuita.

Gondomar é Desporto. Gondomar é D’Ouro. Gondomar é Cordão Associativo!

 

De 14 de setembro e 29 de outubro

Workshop Coro – “Práticas e Saberes”

Este Workshop procura essencialmente o desenvolvimento das estratégias a aplicar, para a maximização da homogeneidade e equilíbrio sonoro de um coro. No contexto dos Grupos Corais e Orfeões, importa criar condições necessárias à sua própria formação, e neste sentido, resultar como coletivo será porventura o seu maior desafio.

O projeto destina-se a coralistas, diretores corais (profissionais ou amadores) e todos os que pretendam desenvolver os seus conhecimentos na área.

Neste Workshop não existe número máximo de participantes.

 

De setembro a janeiro

Formação Teatro

O Teatro Amador tem uma grande tradição e prestígio no concelho, com vários Grupos em atividade há muitos anos. Deste modo, a formação artística, neste caso a do Teatro, constitui uma preocupação séria da FCCG, de modo a facultar aos seus intervenientes e aos que têm aspirações nesta área um maior conhecimento, técnicas mais apuradas e, simultaneamente, uma maior comunhão com o público e comunidades. Esta formação será orientada pelo Professor e Dramaturgo Roberto Merino.

 

Outubro

XIX Feira das Tasquinhas

Este é um evento de cariz popular, que se vem afirmando como excelente referência nas festas do Concelho de Gondomar. Pelo seu sucesso, continuará a ser de enorme importância para a FCCG e para todo o Concelho.

 

Dezembro

Concurso de Presépios

Com mais uma edição deste Concurso, a FCCG pretende proporcionar uma maior vivência da mensagem Natalícia, sensibilizar a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio, assim como promover a manifestação artística e a criatividade.

 

Janeiro de 2018

Concerto de Ano Novo

Esta iniciativa está agendada para o início de janeiro de 2018 e terá lugar no Auditório Municipal de Gondomar. Durante o Concerto, procederemos à entrega de Prémios do Concurso de Presépios 2017.