RELATÓRIO DE ATIVIDADES

XII TORNEIO DE FUTEBOL ” DR. ADRIANO PINTO”

Mais uma vez a Câmara Municipal de Gondomar delegou na FCCG, a responsabilidade de preparar a participação do Concelho no XII Torneio de Futebol Sub 14 – Dr. Adriano Pinto, uma iniciativa Inter Concelhia da responsabilidade da Associação de Futebol do Porto.

Esta edição iniciou a 16 de março e teve a sua festa de encerramento no Estádio Municipal da Maia a 18 de junho. Contou com a participação das Seleções dos Concelhos de Gondomar, Vila Nova de Gaia, Felgueiras, Amarante, Trofa, Paredes e Maia. A representação Gondomarense esteve a cargo dos atletas oriundos dos seguintes clubes: Gondomar Sport Clube, Estrelas de Fânzeres F.C., Sport Club de Rio Tinto e União Desportiva Sousense, a quem agradecemos a colaboração. Os Jogos em “casa” foram realizados no Complexo Desportivo de Valbom. Aos jovens atletas que, com empenho e dedicação, durante 3 meses treinaram e jogaram, com o objetivo representar o nosso Concelho, de realizarem uma atividade desportiva e praticarem a modalidade de que mais gostam, o nosso muito obrigado. A equipa técnica que demonstrou sempre um enorme empenho e dedicação foi constituída por três elementos: Treinador – João Vieira, Treinador Adjunto – Adélio Lima, Massagista – Artur Gonçalves. A coordenação de todo o trabalho esteve a cargo dos dirigentes da Federação Rogério Silva e Manuel Magano. As deslocações aos jogos foram garantidas pela Câmara Municipal de Gondomar. Uma outra equipa representou Gondomar na Taça Coca Cola realizada no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão a 1 de maio. O excelente trabalho realizado resultou no 2º lugar obtido no torneio Sub 14, na vitória na Taça Coca-Cola e o prémio do melhor guarda-redes do torneio, atribuído a Gonçalo Brandão.

TORNEIOFUTEBOL

I WORKSHOP EM DIREÇÃO CORAL

A Federação das Colectividades de Gondomar realizou entre 15 de setembro e 30 de outubro, um Workshop em Direção Coral, com o Maestro Professor Sílvio Cortez. Esta iniciativa teve lugar no Auditório Municipal, todas as quintas feiras, durante este período.

Participaram 13 Maestros, 4 na qualidade de ouvintes e 9 como executantes. Na sua maioria os Maestros residiam no nosso Concelho, mas tivemos participações de Maestros do Marco de Canavezes, Maia, Espinho e Freamunde o que nos deixou orgulhosos, acentuando a qualidade do formador por nós convidado e a importância da formação nesta área.

Durante 4 sessões tivemos a preciosa colaboração dos “coros piloto” – Grupo Coral Kyrios e Orfeão de Rio Tinto, que também participaram no concerto de encerramento, executando 2 músicas em Conjunto.

Como objetivos deste Workshop destacamos o contributo para o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes; a partilha de experiências individuais e coletivas assim como o aperfeiçoamento da prática de direção coral.

As sessões foram sempre muito dinâmicas e proveitosas, segundo o pelo testemunho dos diversos Maestros participantes e o dos coralistas dos “Coros Piloto”.

O encerramento deste Workshop realizou-se com um concerto no Auditório Municipal, no dia 30 de outubro com a participação do barítono José Corvelo acompanhado pela pianista Amélia Iliescu. O concerto contou, também, com a participação do Grupo Coral Kyrios e do Orfeão de Rio Tinto que em conjunto foram dirigidos pelo Maestro Sílvio Cortez.

À Câmara Municipal de Gondomar, agradecemos todo o apoio na realização deste Workshop.

DIREÇAOCORAL

XVIII FEIRA DAS TASQUINHAS

A XVIII Feira das Tasquinhas decorreu num ambiente de grande animação e colaboração entre as associações participantes. Numa parceria da Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar com a Câmara Municipal, e integrada nas Festas do Concelho, realizou-se a XVIII Feira das Tasquinhas, no Mercado Municipal de S. Cosme.

Motivo de orgulho para a Federação é o empenho que as Associações empregam na decoração e na limpeza das suas tasquinhas. A qualidade dos petiscos servidos faz com que esta iniciativa tenha, ano após ano, uma adesão muito grande por parte de quem pretende passar um momento descontraído e de grande animação. O figurino desta iniciativa manteve-se, com a realização do certame em dois fins-de-semana, sendo o primeiro de 30 de setembro a 3 de Outubro, sob a responsabilidade gastronómica dos Grupos Folclóricos e a segunda semana de 7 a 9 de outubro a cargo de outras associações e coletividades do nosso Concelho.

A abertura oficial da XVIII Feira das Tasquinhas contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar Dr. Marco Martins e dos Vereadores Dr. Luís Filipe Araújo, Dr.ª Sandra Almeida e José Fernando Moreira., estando a representação da F.C.C.G. a cargo do Presidente Manuel Pinto e dos diretores Rui Jorge e José Bastos.

No final da Feira constatamos que, mais uma vez, o êxito ultrapassou as expectativas numa altura em que a oferta é bastante alargada.

 

Na XVIII Feira das Tasquinhas, os Grupos responsáveis pelo “Serviço” Gastronómico foram:

R.F. Santa Cruz Jovim; ACGITAR; A.F. Cantarinhas Triana; Bombeiros Voluntários de Gondomar; Etnográfico de Valbom; Banda Musical de Gondomar; G.F. Etnográfico S. Pedro da Cova; Fides – Orfeão de Valbom; Rancho Passal; Ass. Columbófila Dez de Junho; A.R. Ferreirinha; Juventus da Triana F.C.; G.F. S. Cosme; Gondomar Sport Clube; R.F. Gens; Leões Cabanenses F.C.; R.R. Fânzeres; Gondomar Futsal Clube; G.F.C. Tardariz; Ass. Dignidade e Futuro Gondomar; A.R. Flor Fânzeres; Ass. Amigos S. Vicente; R.F. Zebreiros; Juventude Desportiva Gondomar; R.F.E. Lavradeiras Jovim; Clube Náutico de Marecos; Alunos de Meirim F.C.

TASQUINHAS

CONCURSO DE PRESÉPIOS

A Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar promoveu o 17º Concurso de Presépios de Natal, uma iniciativa que atingiu um número bastante significativo de participações. Estiveram a concurso 48 Presépios, com elevados padrões estéticos de grande qualidade e originalidade: segundo o júri “É merecedora de registo a ininterrupta melhoria dos padrões de qualidade dos trabalhos presentes no concurso”, que dificultaram a atribuição dos prémios.

As obras de arte visitadas pelos jurados, distribuídas por todas as freguesias do concelho, sem exceção “vieram confirmar que a Comunidade deste território alargado se aglutina em torno dos ideais humanistas que do Presépio Bíblico brotam com toda a mundividência” (in Ata do Juri Concurso de Presépios 2016).

Por decisão unânime do órgão executivo desta Federação, o primeiro classificado, de ora em diante, denominar-se-á Prémio Alzira Braga, porque esta diretora, recentemente falecida, foi um dos grandes obreiros desta emblemática atividade. A decisão dos resultados do concurso coube ao Júri, constituído por: Emílio Ferreira (Presidente do júri), Cidália Santos, Manuel Pinto, Rogério Silva e Filipe Fernandes. O resultado teve o seguinte alinhamento: 1.º Classificado (“Prémio Alzira Braga”)– Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim; 2.º Classificado – Grupo Coral Kyrios; 3.º Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica, nº 1 de Gondomar; 4.º Classificado – Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova; 5.º Classificado – Casa da Juventude de Gondomar. Foram dignos de Menções Honrosas os seguintes Presépios: E.B. 2,3 de Rio Tinto, Casa da Juventude de São Pedro da Cova, Grupo Psallite, Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, Comissão de Festas do Menino da Paróquia de Jovim e Clube Gondomarense.

Dos critérios de apreciação constavam a estética e a originalidade, como parâmetros avaliativos, classificados numa escala de um a dez valores.

Esta iniciativa junta vários tipos de organismos, nomeadamente de índole religiosa, desportiva e comunidades educativas e escolares a quem agradecemos a forma tão carinhosa e calorosa como receberam os elementos do júri.

Os promotores desta atividade – a FCCG e a CMG – desejam referir que o nobre propósito do Concurso não reside nem se reduz aos prémios, nem à obtenção da distinta menção honrosa.

É na participação, na preservação zelosa do Presépio de Natal e na propagação da mensagem festiva do nascimento de Jesus que se encontra o verdadeiro amago do Concurso.

PRESEPIOS

CONCERTO DE ANO NOVO

A Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar celebrou, uma vez mais, a entrada do  novo ano. A tradição do Concerto de Ano Novo mantem-se, pelo que no passado dia 8 de Janeiro no Auditório Municipal, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e o Orfeão de Rio Tinto se tenham juntado para um concerto que, à semelhança dos anos anteriores, encheu este espaço de cultura.

O Orfeão de Rio Tinto (ORT) foi fundado em 16 de Janeiro de 1993. O ORT tem actuado em concertos e encontros de coros por todo o país incluindo a Madeira e os Açores. Participa em encontro de coros no concelho de Gondomar, “Portugal a Cantar” e “Corais D’Ouro”. Fez diversas digressões a Espanha, onde participou em vários encontros de coros. Para além da música, desenvolve outras atividades culturais: Salão de fotografia, Exposições, Colóquios e várias ações recreativas.

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) que, nos 8 anos da sua existência, contribuiu para uma verdadeira revolução no meio associado à Guitarra e ao Bandolim, conta com dezenas de concertos em Portugal e no estrangeiro. A OPGB mantém-se fiel ao seu princípio, servindo-se de um repertório baseado em obras originais para a música de pletro, o que lhe confere, dessa forma,  um rigor interpretativo, revestindo-se a sua sonoridade de um cariz de originalidade muito peculiar, motivo pelo qual tem recebido os mais rasgados elogios. O sucesso foi conseguido com a preciosa ajuda de diversos Maestros e solistas convidados. Neste Concerto contamos, como Solista convidado, com o guitarrista Artur Caldeira, que fez vibrar toda a Plateia com a excelente interpretação do “Concerto para Guitarra e Orquestra em Lá M op. 8 de F. Carulli.

Em conjunto o Orfeão de Rio Tinto e a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins interpretaram obras bem conhecidas de todo o público como: Gloria – A. Vivaldi;

Ave Verum – Mozart;

Joy to the World; Este momento musical terminou com o ícone dos concertos de Ano Novo, a célebre Marcha de Johann Strauss – Radetzky. O Concerto foi dirigido pelo maestro Hélder Magalhães.

Ao já tradicional Concerto de Ano Novo da Federação das Colectividades do Concelho de Gondomar (FCCG) juntou-se, também, a igualmente tradicional entrega de prémios do Concurso de Presépios de Natal, promovido por esta Federação.

A todos os participantes o nosso muito obrigado. Um agradecimento muito especial à Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, Orfeão de Rio Tinto, Maestro Hélder Magalhães e Artur Caldeira pela especial participação no Concerto de Ano Novo.

concertoanonovo